domingo, 1 de julho de 2007

Concurso Mercosul de Design e Integração Produtiva em Móveis

A Comissão de Qualidade e Inovação do SGT Nº 7 do Mercosul promove, pela primeira vez, o Concurso de Design e Integração Produtiva em Móveis. As inscrições pela página web do Mercosul devem ser feitas até 31 de julho deste ano.

O objetivo principal da iniciativa é a de potencializar a capacidade criativa dos designers da região, visando enriquecer a cadeia de insumos de matérias-primas e tecnologias existentes nesses países e gerar valor agregado através do design.

O concurso, de caráter bienal, é aberto a pessoas físicas maiores de idade, que pertençam aos países membros do Mercosul. Cada participante poderá efetuar mais de uma inscrição, que deverá ser realizada de maneira conjunta entre o designer e a empresa do setor madeira-móveis da região.

Os projetos serão recebidos entre os dias 1 e 10 de agosto e os protótipos dos projetos selecionados, de 15 a 26 de outubro. A cerimônia de entrega de prêmios está marcada para 23 de novembro.

Os projetos deverão conter madeira ou derivados, seguir critérios de ecoeficiencia e apresentar inovação. O briefing de projeto para a elaboração das propostas deverá observar os seguintes itens: Tipo de mobília (residências, oficinas, etc.); Nicho de mercado (categoria de consumidores); Materiais e insumos (inclusive identificação de provedores regionais); Tecnologia empregada pela empresa; Tamanho de mercado; Aspectos de comercialização, distribuição, reposição de peças, serviços pós-venda, etc; Capacidade de produção (volume); Consentimento à normas, regulamentos e requisitos; Elementos de identidade de marca; Outra informação relevante; e Aspectos ambientais.

Serão premiados três projetos escolhidos pelo júri. O primeiro prêmio dará U$S 5.000 ao autor do projeto. Já o segundo e terceiro prêmio corresponde a U$S 2.500 e U$S 1.500, respectivamente. As empresas adjuntas terão prioridade de fabricação e comercialização do produto, incorporação no projeto de desenvolvimento de provedores do Mercosul e difusão e publicidade da empresa e do projeto, além de apresentação do produto em feiras nacionais, no Mercosul e no exterior.
Mais informações no site.

Boa Sorte!

Nenhum comentário: